Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: CONFINAMENTO E ANORMALIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE AS ESPECIFICIDADES DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA
Autor: MARCELLO RORIZ DE QUEIROZ
Colaborador(es): IRENE RIZZINI - Orientador
Catalogação: 27/JAN/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15054&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15054&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15054
Resumo:
A análise do processo de institucionalização de crianças e adolescentes com deficiência passa pela identificação de suas especificidades. Ao mesmo tempo em que se aproxima da história das medidas assistenciais voltadas às crianças em situação de vulnerabilidade social, a institucionalização da infância com deficiência seguiu caminhos mais complexos e sinuosos. A condição de deficiente atribuiu historicamente novos sentidos às medidas assistenciais, fazendo com que o processo de institucionalização tivesse uma dupla função: abrigo e espaço de tratamento. Por essa razão, as especificidades da institucionalização de crianças com deficiência devem ser compreendidas na interseção histórica entre as políticas assistenciais voltadas à infância desvalida e o processo de ascensão da ciência psiquiátrica. A influência da história da psiquiatria, na construção dos sentidos atribuídos à institucionalização da infância com deficiência, é aqui considerada a partir dos princípios que nortearam a ascensão do saber psiquiátrico no século XIX, que, da Europa, influenciaram a medicina mental brasileira. O caráter inédito deste estudo está na análise desta influência a partir dos eixos norteadores da síntese asilar psiquiátrica, segundo a sistematização proposta por Robert Castel. A aplicação deste esquema analítico ao cenário da institucionalização da infância com deficiência utiliza como parâmetros de demonstração os resultados da pesquisa Do confinamento ao acolhimento: mudando a prática de institucionalização de crianças e adolescentes com deficiência no Estado do Rio de Janeiro (CIESPI/ Ministério da Saúde- 2006/2008).
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF