Título: | UM ESTUDO SOBRE O CONSUMO DE PRODUTOS DE HIGIENE E BELEZA CAPILAR NAS CLASSES DE BAIXA RENDA | |||||||
Autor: |
VANESSA SANTOS SCHROEDER |
|||||||
Colaborador(es): |
JORGE FERREIRA DA SILVA - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 11/DEZ/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14703&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14703&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14703 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O crescimento econômico ocorrido no Brasil na última década fez emergir
uma fatia de mercado até então reprimida pelo consumo, as classes C, D e E. A
multiplicação de empregos, o acesso ao crédito, a elevação da renda, aliado a
incentivos do governo como o programa Bolsa Família e a previdência social
produziram um fenômeno sem precedentes na história do país, o fortalecimento
do consumo na população de baixa renda. No setor de higiene pessoal, perfumaria
e cosméticos (HPPC) o cenário foi especialmente favorável com crescimento
médio de 13,5% ao ano. Estes indicadores foram motivados principalmente pela
entrada da mulher no mercado de trabalho, acarretando mudanças
comportamentais no público feminino e na estrutura das famílias. A presente
dissertação teve então como objetivo compreender os significados atribuídos pelo
público feminino de baixa renda no consumo de produtos do segmento de higiene
e beleza capilar. Para tanto, foram analisadas bibliografias referentes ao
comportamento do consumidor e o processo de decisão de compra; e a influência
do grupo social e da cultura no comportamento de consumo. Dessa forma, o
presente estudo concluiu que o cuidado com a beleza está diretamente ligado a
projeção da imagem e ao reconhecimento, seja pelo grupo social ou profissional, e
em última instância, é um símbolo diretamente relacionado com a elevação da
auto-estima e a busca da integração social.
|
||||||||