Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: NAVEGANDO PELO TUBO: A COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL DE MASSA E OS VÍDEOS TRANSMITIDOS PELO USUÁRIO COMUM
Autor: DANIELA FERNANDES DE OLIVEIRA
Colaborador(es): ANGELUCCIA BERNARDES HABERT - Orientador
Catalogação: 10/DEZ/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14700&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14700&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14700
Resumo:
Recentemente, de maneira mais extensiva, mas desde o fim da década de 90, um fenômeno pôs em cheque os papéis de quem produz e de quem consome informação no mundo. Esta dissertação procura analisar esse fenômeno na internet, chamado aqui de comunicação individual de massa. Especificamente, o foco deste estudo é o site de compartilhamento de vídeos YouTube, cujo slogan é broadcast yourself, ou seja, transmita você mesmo, e que conta com mais de 78 milhões de vídeos publicados – são cerca de 240 mil filmes adicionados todos os dias. Integrante da fase web 2.0, na qual pessoas comuns passaram a publicar textos, fotos, vídeos, comentários, desenhos e outros tipos de conteúdo na internet, o YouTube, originalmente concebido por três amigos desejosos de compartilhar com outros amigos seus vídeos pessoais, hoje integra o Google Inc., um dos maiores grupos do mercado web. Além das réplicas de conteúdos já exibidos no cinema, na TV e em outros meios, a grande maioria dos vídeos publicados e exibidos no site é totalmente inusitada. Para a análise, foram agrupados os vídeos produzidos por usuários comuns em três categorias: filmes virais, de família e videobiografias. Por meio das análises desses filmes e do diálogo com teóricos, são elaboradas questões atuais, como identidade, autoria e agenciamento coletivo, que parecem refletir bem a sociedade conectada.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF