Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA A MELHORIA DA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE NÍVEL TÉCNICO
Autor: LEANDRO DA ROSA CHAMMA
Colaborador(es): SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador
Catalogação: 10/DEZ/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14698&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14698&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14698
Resumo:
A presente dissertação de mestrado, intitulada Fatores Críticos de Sucesso para a melhoria da gestão das Instituições de Ensino de nível técnico, visa a aproveitar a oportunidade ensejada pelo Projeto Prioridade-Rio, FAPERJ, além de prosseguir no sentido de cobrir algumas das lacunas apontadas por Rocha-Pinto (2002), sobretudo no que diz respeito à efetiva implantação da matriz de competências no ensino profissionalizante, além de expandir a pesquisa sobre o tema educação profissional. Diante disso, o objetivo principal deste projeto de pesquisa foi identificar os fatores críticos de sucesso para a melhoria da gestão das instituições de ensino de nível técnico no estado do Rio de Janeiro. Para a elaboração da pesquisa, utilizaram-se métodos qualitativos de pesquisa, envolvendo pesquisa de campo, documental, bibliográfica e o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas diretas, perfazendo um total de vinte e cinco pessoas que compõem a estrutura de gestão da FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica), além de profissionais de três escolas técnicas estaduais situadas em diferentes municípios do estado do Rio de Janeiro: a Escola Técnica Henrique Lage, em Niterói; a Escola Técnica Ferreira Viana, no Maracanã, no município do Rio de Janeiro; e a Escola Técnica João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu. A partir da análise das entrevistas e da discussão dos resultados, identificou-se que os fatores críticos de sucesso para a melhoria da gestão das instituições de nível técnico estariam enquadrados dentro de quatro categorias de análise, a saber: Gestão Educacional, Infraestrutura e Recursos, Sistema de Autoridade e Responsabilidade e Gestão de Parcerias.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF