Título: | FATORES INTRAESCOLARES E DESEMPENHO ESCOLAR: O QUE FAZ A DIFERENÇA? | |||||||
Autor: |
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA |
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Colaborador(es): |
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador |
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Catalogação: | 19/NOV/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14621&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14621&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14621 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho é parte integrante de uma dissertação de mestrado em
Educação Brasileira e tem como objeto de estudo a análise dos fatores intraescolares
e suas influências sobre o desempenho dos alunos. A investigação foi
desenvolvida em uma escola pública do Rio de Janeiro que apresentou melhorias
nos resultados escolares, a partir dos dados do IDEB (índice de desenvolvimento
da Educação Básica), entre os anos de 2005 e 2007. Visando integrar os dados
quantitativos, trazidos pelas estatísticas das avaliações externas (Prova Brasil),
com os dados qualitativos do cotidiano da escola, se adotou como metodologia a
abordagem etnográfica. O pesquisador permaneceu imerso no campo por seis
meses reunindo os dados, através da observação participante, entrevistas com os
diretores, coordenadores, funcionários e professores, além de desenvolver
atividades nas salas de aulas com os alunos e analisar os documentos da escola.
Adotou-se como referencial teórico os estudos da sociologia dos estabelecimentos
escolares, a partir de Rui Canário e João Barroso, além das pesquisas sobre
escolas eficazes no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. As análises evidenciam a
predominância do efeito-institucional sobre os resultados escolares, caracterizado
pela interdependência dos fatores intraescolares. No entanto, há forte influência da
gestão e dos aspectos organizacionais na definição do clima escolar e,
consequentemente, no bom desempenho dos alunos. Sugere-se que as políticas
educacionais invistam na descentralização dos recursos, na construção da
autonomia das escolas, tanto pedagógica quanto administrativa, na formação
centrada na prática para os professores, na profissionalização da gestão e nas boas
condições ecológicas das escolas.
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