Título: | SOLUÇÕES DE OTIMIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE UMA FERROVIA DE CARGA: O CASO DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS | |||||||
Autor: |
OLYNTHO CARMO PEREIRA |
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Colaborador(es): |
JOSE EUGENIO LEAL - Orientador |
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Catalogação: | 06/NOV/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14568&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14568&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14568 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A eficiência energética representa o consumo de óleo diesel das
locomotivas dividido pela carga transportada e pela distância de um determinado
trecho. Este é um tema pouco pesquisado na prática ferroviária, entretanto é um
assunto de extrema importância, pois consiste no maior gasto de uma ferrovia de
carga. Para melhorar a eficiência energética, ações podem ser tomadas em alguns
níveis: operacional, tecnológico, manutenção, recebimento, controle e
abastecimento e gerencial. Esta pesquisa analisa os fatores que impactam no
consumo de óleo diesel bem como as ações tomadas com o objetivo de minimizar
o consumo e melhorar o indicador de eficiência energética (quanto menor o
indicador melhor é a eficiência energética) e os resultados atingidos por tais
medidas foram considerados satisfatórios implicando em economia no consumo
de combustível para os anos de 2007 e 2008. Considerando o futuro do indicador
foi realizada uma análise comparativa entre os modelos de trem com 330 vagões,
o trem de tração distribuída de dois blocos (TD2B) implantado em 100% da EFC
em maio de 2008 e o trem com 330 vagões, trem de tração distribuída com três
blocos (TD3B) em fase experimental desde agosto de 2008. Esta comparação teve
como resultados uma melhor eficiência em relação ao consumo de combustível
para o trem TD3B. Testes de comparação entre os valores do indicador foram
realizados e foi obtido um valor de 63% de probabilidade da eficiência energética
do trem TD3B ser melhor que a eficiência energética do trem TD2B. Finalmente,
foi realizado um prognóstico para o indicador de eficiência energética com 100%
da malha com trem TD3B (previsão para janeiro de 2009) e o valor de eficiência
energética diminui dos atuais 1,51 L/KTKB para 1,49 L/KTKB.
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