Título: | DETERMINAÇÃO E CONTROLE DA TRAJETÓRIA ÓTIMA DE UM VEÍCULO TERRESTRE EM TRAÇADO FECHADO PRÉ-DEFINIDO | |||||||
Autor: |
SERGIO SANTIAGO RIBEIRO |
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Colaborador(es): |
RICARDO TANSCHEIT - Orientador MAURO SPERANZA NETO - Coorientador |
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Catalogação: | 04/NOV/2009 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14545&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14545&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14545 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A determinação de uma trajetória ótima não é uma tarefa simples, uma vez
que ela é diretamente dependente dos limites de aceleração suportada por cada
veículo. Essa pesquisa aborda um método de otimização baseado em algoritmos
genéticos que identifica a trajetória que um carro deve percorrer para completar
uma pista pré-definida no menor tempo. Considerando um modelo veicular de
Partícula Orientada, o método otimiza os perfis de aceleração que levam o veículo
a percorrer a trajetória de menor tempo. Adicionalmente, projeta-se um
controlador fuzzy para emular o comportamento de um ser humano na direção do
veículo ao longo da trajetória ótima. Para alimentar o controlador, foram testados
dois métodos de geração de erro: o Erro Presente da Trajetória e o Erro Futuro da
Trajetória (FBTE), que é a medida de posição do carro quanto a sua tendência de
movimento. Resultados obtidos com controladores clássicos, como o PDD, são
confrontados com os fornecidos pelo controlador fuzzy alimentado pelo
procedimento de geração de Erro Futuro de Trajetória (FBTE).
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