Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: OTIMIZAÇÃO DOS DISPÊNDIOS DE PUBLICIDADE SOB INCERTEZA DOS CICLOS ECONÔMICOS
Autor: GRAZIELA XAVIER FORTUNATO
Colaborador(es): WALTER LEE NESS JUNIOR - Orientador
Catalogação: 29/SET/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14262&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14262&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14262
Resumo:
Este estudo tem como objetivo principal verificar a contribuição dos dispêndios em publicidade no valor da empresa a partir de um modelo dinâmico e estocástico. O efeito dinâmico capta os impactos dos dispêndios de publicidade na geração de caixa em períodos subseqüentes. O efeito estocástico reflete a incerteza dos ciclos econômicos que influenciam a decisão de quanto gastar. Finalmente, com a otimização é possível comparar se a geração de caixa, sob esses efeitos, é de fato maior. Os resultados indicam evidências de que os dispêndios de publicidade, quando realizado de forma efetiva, contribuem para o valor da empresa. Dados de empresas norte-americanas do setor de consumo discricionário, de 1998 a 2007, foram utilizados para testar empiricamente o modelo proposto. É importante destacar a congruência entre as disciplinas de marketing e finanças, pelo caráter multidisciplinar desta pesquisa.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF