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Estatística
Título: A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NAS PROVAS DE REDAÇÃO DO DEUTSCHES SPRACHDIPLOM E DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
Autor: VERONICA SIQUEIRA DE ANDRADE
Colaborador(es): MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA - Orientador
Catalogação: 17/SET/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14182&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14182&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14182
Resumo:
Este trabalho discute as competências e habilidades requeridas dos alunos do Ensino Médio na produção escrita em língua alemã para obtenção do Deutsches Sprachdiplom (DSD). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja base teórica é o conceito de competência comunicativa, a partir de sua definição no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), documento de 2001 que rege a elaboração e os critérios de avaliação das provas do DSD. Inicialmente, o trabalho apresenta um levantamento dos estudos lingüísticos desde a Antigüidade Clássica até o surgimento do conceito de competência comunicativa. Nesta fase também são identificadas algumas relações deste conceito com áreas afins, tais como a lingüística textual, a sociolingüística e a pragmática. Em seqüência, o estudo mostra o conceito de competência como proposto no QECR e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000), documento que, ao lado da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), serve de fundamento para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para discutir a aplicação dos parâmetros propostos para a avaliação da produção escrita em alemão, este trabalho seleciona as provas de redação do DSD - especificamente no nível de proficiência chamado B1 - e do ENEM, com seus respectivos critérios de correção. Por fim, o estudo sugere um trabalho conjunto com a Língua Portuguesa nas escolas, uma vez que a definição de competência comunicativa vale tanto para língua materna quanto para língua estrangeira.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF