Título: | A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NAS PROVAS DE REDAÇÃO DO DEUTSCHES SPRACHDIPLOM E DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO | |||||||
Autor: |
VERONICA SIQUEIRA DE ANDRADE |
|||||||
Colaborador(es): |
MONICA MARIA GUIMARAES SAVEDRA - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 17/SET/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14182&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14182&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14182 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho discute as competências e habilidades requeridas dos alunos
do Ensino Médio na produção escrita em língua alemã para obtenção do
Deutsches Sprachdiplom (DSD). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja
base teórica é o conceito de competência comunicativa, a partir de sua definição
no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), documento
de 2001 que rege a elaboração e os critérios de avaliação das provas do DSD.
Inicialmente, o trabalho apresenta um levantamento dos estudos lingüísticos desde
a Antigüidade Clássica até o surgimento do conceito de competência
comunicativa. Nesta fase também são identificadas algumas relações deste
conceito com áreas afins, tais como a lingüística textual, a sociolingüística e a
pragmática. Em seqüência, o estudo mostra o conceito de competência como
proposto no QECR e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio
(2000), documento que, ao lado da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (1996) e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006),
serve de fundamento para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para
discutir a aplicação dos parâmetros propostos para a avaliação da produção escrita
em alemão, este trabalho seleciona as provas de redação do DSD -
especificamente no nível de proficiência chamado B1 - e do ENEM, com seus
respectivos critérios de correção. Por fim, o estudo sugere um trabalho conjunto
com a Língua Portuguesa nas escolas, uma vez que a definição de competência
comunicativa vale tanto para língua materna quanto para língua estrangeira.
|
||||||||