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Estatística
Título: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE NÍVEL TÉCNICO
Autor: FLAVIA SOUZA ANTUNES
Colaborador(es): SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador
Catalogação: 17/SET/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14173&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14173&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14173
Resumo:
A presente dissertação de mestrado, intitulada Desenvolvimento de Competências em Instituições de Ensino de Nível Técnico, tem como objetivo principal verificar se o desenvolvimento de competências dos alunos das escolas técnicas estaduais está alinhado com as demandas do mercado de trabalho, conforme as Diretrizes divulgadas pelo Ministério da Educação, considerando-se as perspectivas das escolas técnicas estaduais (agentes formadores) e do mercado de trabalho (agentes empregadores). Além disso, esse trabalho visa a contribuir com o Programa Prioridade-Rio - Apoio ao estudo de temas prioritários para o Governo do Estado do Rio de Janeiro com fomento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ, intencionando auxiliar numa formação mais sintonizada com as exigências do mercado. Quanto à metodologia utilizada, adotou-se para este estudo o método de pesquisa qualitativo de caráter exploratório por meio de pesquisas de campo, bibliográfica, telematizada e documental. A principal fonte de coleta de dados foi o conteúdo das entrevistas transcritas, com as respectivas percepções e entendimentos dos entrevistados acerca do desenvolvimento de competências dos alunos das Instituições de Ensino Técnico. Ao todo foram entrevistadas vinte e sete pessoas, sendo cinco da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), três das duas empresas que representaram o mercado de trabalho e vinte das escolas técnicas estaduais localizadas em diferentes municípios do estado do Rio de Janeiro: a Escola Técnica Henrique Lage, em Niterói, a Escola Técnica Ferreira Viana, no Rio de Janeiro e a Escola Técnica João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu. Na análise das entrevistas e discussão dos resultados, o conteúdo as entrevistas foi subdivido em cinco categorias, a saber: Relação das Escolas Técnicas Estaduais com o Mercado empregador, Concepção de Competências dos Técnicos, Formação Técnica, Configuração do Papel do Ensino Técnico, Construção da Matriz Curricular por Competência, a partir das quais foram identificados os fatores facilitadores e as barreiras que devem ser transpostas para o desenvolvimento de competências dos alunos das escolas técnicas de modo a atender as demandas do mercado de trabalho.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF