Título: | DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE NÍVEL TÉCNICO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
FLAVIA SOUZA ANTUNES |
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Colaborador(es): |
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador |
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Catalogação: | 17/SET/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14173&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14173&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14173 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A presente dissertação de mestrado, intitulada Desenvolvimento de
Competências em Instituições de Ensino de Nível Técnico, tem como objetivo
principal verificar se o desenvolvimento de competências dos alunos das escolas
técnicas estaduais está alinhado com as demandas do mercado de trabalho,
conforme as Diretrizes divulgadas pelo Ministério da Educação, considerando-se
as perspectivas das escolas técnicas estaduais (agentes formadores) e do mercado
de trabalho (agentes empregadores). Além disso, esse trabalho visa a contribuir
com o Programa Prioridade-Rio - Apoio ao estudo de temas prioritários para o
Governo do Estado do Rio de Janeiro com fomento da Fundação Carlos Chagas
Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ,
intencionando auxiliar numa formação mais sintonizada com as exigências do
mercado. Quanto à metodologia utilizada, adotou-se para este estudo o método de
pesquisa qualitativo de caráter exploratório por meio de pesquisas de campo,
bibliográfica, telematizada e documental. A principal fonte de coleta de dados foi
o conteúdo das entrevistas transcritas, com as respectivas percepções e
entendimentos dos entrevistados acerca do desenvolvimento de competências dos
alunos das Instituições de Ensino Técnico. Ao todo foram entrevistadas vinte e
sete pessoas, sendo cinco da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), três
das duas empresas que representaram o mercado de trabalho e vinte das escolas
técnicas estaduais localizadas em diferentes municípios do estado do Rio de
Janeiro: a Escola Técnica Henrique Lage, em Niterói, a Escola Técnica Ferreira
Viana, no Rio de Janeiro e a Escola Técnica João Luiz do Nascimento, em Nova
Iguaçu. Na análise das entrevistas e discussão dos resultados, o conteúdo as
entrevistas foi subdivido em cinco categorias, a saber: Relação das Escolas
Técnicas Estaduais com o Mercado empregador, Concepção de Competências
dos Técnicos, Formação Técnica, Configuração do Papel do Ensino Técnico,
Construção da Matriz Curricular por Competência, a partir das quais foram
identificados os fatores facilitadores e as barreiras que devem ser transpostas para
o desenvolvimento de competências dos alunos das escolas técnicas de modo a
atender as demandas do mercado de trabalho.
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