Título: | PROPOSTAS DE ROTEAMENTO PARA REDES VEICULARES (VANETS) EM AMBIENTES URBANOS | |||||||
Autor: |
HELCIO BEZERRA DE MELLO |
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Colaborador(es): |
MARKUS ENDLER - Orientador |
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Catalogação: | 25/AGO/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14012&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14012&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14012 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Redes veiculares (VANETs — Vehicle Ad Hoc NETworks) constituem
um caso especial de redes ad hoc em que os nós são veículos equipados
com uma interface de comunicação sem fio. Esses veículos podem se mover
a velocidades elevadas, e a transmissão de dados em cenários urbanos
pode ser facilmente bloqueada por prédios ou outros obstáculos. Tais
fatores contribuem para tornar a comunicação inter-veicular intermitente, e
dificultar o roteamento de pacotes. Um dos principais desafios dos protocolos
de roteamento em VANETs é evitar as ruas onde o volume de tráfego esteja
baixo, uma vez que a escassez de veículos nessas ruas tende a impossibilitar
a propagação de pacotes através delas. Por esse motivo, a informação sobre
o volume de tráfego em cada rua é fundamental para se determinar a
melhor rota entre dois veículos. Especificamente em cenários urbanos, a
mudança de estado dos semáforos provoca uma flutuação do tráfego de
veículos ao longo do tempo. Em vista disso, esta tese propõe o TLAR (Traffic
Light Aided Routing), um novo algoritmo de roteamento para VANETs que
explora a variação de estado dos semáforos para inferir quais ruas oferecerão
uma maior probabilidade de sucesso de propagação de pacotes. Resultados
de simulação mostram que o algoritmo apresenta um bom desempenho
comparado ao de propostas existentes.
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