Título: | A RELAÇÃO DE LEAD-LAG ENTRE O ÍNDICE DOW JONES INDUSTRIAL AVERAGE FUTURO E À VISTA | |||||||
Autor: |
GEORGES EDUARDO GERBAULD CATALAO |
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Colaborador(es): |
MARCELO CABUS KLOTZLE - Orientador |
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Catalogação: | 17/AGO/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13994&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13994&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13994 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Como o advento da internet os mercados estão cada vez mais integrados e
arbitrados. A possibilidade de se comprar e vender ativos instantaneamente
através da internet contribuiu para a eficiência de mercado, ou seja, ficou mais
fácil difundir informações novas e para se reagir em cima dessas informações. A
teoria de mercados eficientes estabelece que os preços dos ativos devam responder
instantaneamente a novas informações, logo, não havendo espaço para arbitragem.
Todavia, muitas vezes isso não é verificado no mundo real. Ao contrário do que a
teoria de mercados eficientes estabelece, existem fatores que tornam os mercados
assimétricos e ineficientes. Um exemplo de fonte geradora de ineficiência é o
custo de transação que muitas vezes impossibilita a prática de arbitragem. Outra
questão fundamental geradora de assimetria entre mercados à vista e mercados
futuros é a possibilidade de se operar muito mais alavancado no mercado futuro
do que no à vista, pois só é necessário disponibilizar uma fração do montante
utilizado na operação. Esses fatores unidos ocasionam um efeito de mercado
conhecido no meio acadêmico como efeito lead-lag. Isto é, existe um ativo que
antecipa (lead) o movimento do outro ativo (lag), em outras palavras, podemos
dizer que um ativo reage primeiro a novas informações que o outro.
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