Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A RELAÇÃO DE LEAD-LAG ENTRE O ÍNDICE DOW JONES INDUSTRIAL AVERAGE FUTURO E À VISTA
Autor: GEORGES EDUARDO GERBAULD CATALAO
Colaborador(es): MARCELO CABUS KLOTZLE - Orientador
Catalogação: 17/AGO/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13994&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13994&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13994
Resumo:
Como o advento da internet os mercados estão cada vez mais integrados e arbitrados. A possibilidade de se comprar e vender ativos instantaneamente através da internet contribuiu para a eficiência de mercado, ou seja, ficou mais fácil difundir informações novas e para se reagir em cima dessas informações. A teoria de mercados eficientes estabelece que os preços dos ativos devam responder instantaneamente a novas informações, logo, não havendo espaço para arbitragem. Todavia, muitas vezes isso não é verificado no mundo real. Ao contrário do que a teoria de mercados eficientes estabelece, existem fatores que tornam os mercados assimétricos e ineficientes. Um exemplo de fonte geradora de ineficiência é o custo de transação que muitas vezes impossibilita a prática de arbitragem. Outra questão fundamental geradora de assimetria entre mercados à vista e mercados futuros é a possibilidade de se operar muito mais alavancado no mercado futuro do que no à vista, pois só é necessário disponibilizar uma fração do montante utilizado na operação. Esses fatores unidos ocasionam um efeito de mercado conhecido no meio acadêmico como efeito lead-lag. Isto é, existe um ativo que antecipa (lead) o movimento do outro ativo (lag), em outras palavras, podemos dizer que um ativo reage primeiro a novas informações que o outro.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF