Título: | ASSEGURANDO ADEQUAÇÃO ESTRATÉGICA DO TRADE MARKETING: FOCO EM EMPRESAS DE BENS DE CONSUMO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
NIVALDO DE BARROS E SILVA NETO |
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Colaborador(es): |
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - Orientador |
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Catalogação: | 24/JUL/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13926&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13926&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13926 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A competitividade no mercado de bens de consumo não duráveis vem
aumentando nos últimos anos. Empresas que atuam neste segmento enfrentam, a
cada dia, maiores dificuldades para diferenciar seus produtos frente a seus
concorrentes. O novo cenário competitivo fez com que as indústrias entendessem
a importância dos clientes que distribuem seus produtos ao consumidor final,
sejam eles varejistas ou atacadistas e distribuidores. A construção de uma boa
relação comercial com tais elementos da cadeia produtiva tornou-se um dos
principais diferenciais competitivos para as indústrias do mercado de bens de
consumo. Em especial, tornou-se importante as estratégias adotadas para atuação
dentro dos pontos de venda, local onde efetivamente são realizadas as compras
dos produtos. Para suprir de forma adequada estas novas necessidades
mercadológicas, as empresas também tiveram que modificar suas estruturas
organizacionais. Estas mudanças fizeram surgir uma nova área dentro das
organizações denominada: TRADE MARKETING. O Trade Marketing surge com
o objetivo de conseguir unificar as estratégias construídas pelas áreas de
marketing e sua efetiva implementação dentro do ponto de venda. As estratégias
construídas são implementadas pelas áreas de vendas, as quais muitas vezes não
estão de acordo com as mesmas. O Trade Marketing surge para tentar diminuir o
distanciamento entre a área de vendas e a área de marketing. A presente pesquisa
buscou identificar quais fatores colaboram e quais dificultam a adequação
estratégica da área de Trade Marketing dentro das organizações. Através da
utilização do ferramental de análise estratégica Genérico Integrativo de Macedo-
Soares (2001) o autor realiza uma pesquisa com executivos do setor de maneira a
encontrar os atributos que garantam a adequação da área de Trade Marketing à
estratégia de suas empresas.
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