Título: | MAS NÃO TERIA SIDO MAIS FÁCIL SE VOCÊ TIVESSE OFERECIDO UM MODELO DE PLANO DE AULA? REPENSANDO A CONSTRUÇÃO DO PLANO DE AULA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
FERNANDA RIVAS FILIPE |
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Colaborador(es): |
INES KAYON DE MILLER - Orientador |
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Catalogação: | 21/JUL/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13902&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13902&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13902 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O objetivo desta dissertação foi aprofundar meus entendimentos acerca do
processo de construção do plano de aula e entender como os professoresaprendizes
viam o ato de planejar. É fruto de um trabalho exploratório realizado
em minha própria turma de Estágio Curricular Supervisionado em Língua
Inglesa no contexto de uma Instituição de Ensino Superior durante o primeiro
bimestre do segundo semestre letivo do ano de 2007. Para atender a esse
propósito, foram analisados os dados obtidos por meio de duas Atividades
Pedagógicas com Potencial Exploratório (APPE): uma discussão realizada no
primeiro dia de aula sobre as características dos professores de língua inglesa
desse novo século (registradas em transparências) e um relatório escrito pelos
professores-aprendizes no fim do curso, no qual narraram ou descreveram como
foi o processo de construção do plano de aula. A percepção de que os
professores-aprendizes se utilizavam de seus sistemas de crenças, consciente ou
inconscientemente, para planejar suas aulas, levou-me a elaborar este trabalho
tendo como base os princípios da Prática Exploratória. Minha dissertação visava
entender com mais profundidade a natureza do ato de planejar e a qualidade da
vida na sala de aula de Estágio Curricular Supervisionado, buscando, para tal,
preencher uma lacuna no campo da formação inicial de professores de língua
inglesa dada à escassez de teorias que partam da prática profissional do
professor-investigador nessa área.
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