Título: | ESTUDO COMPARATIVO DE ESTRATÉGIAS DE CLASSIFICAÇÃO DE PÁGINAS WEB | |||||||
Autor: |
THORAN ARAGUEZ RODRIGUES |
|||||||
Colaborador(es): |
EDUARDO SANY LABER - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 20/JUL/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13890&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13890&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13890 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A quantidade de informações na Internet aumenta a cada dia. Embora esta
proliferação aumente as chances de que o tema sendo buscado por um usuário
esteja presente na rede, ela também torna encontrar a informação desejada mais
difícil. A classificação automática de páginas é, portanto, uma importante
ferramenta na organização de conteúdo da Web, com aplicações específicas na
melhoria dos resultados retornados por máquinas de busca. Nesta dissertação foi
realizado um estudo comparativo de diferentes conjuntos de atributos e métodos
de classificação aplicados ao problema da classificação funcional de páginas web,
com foco em 4 classes: Blogs, Blog Posts, Portais de Notícias e Notícias. Ao
longo dos experimentos, foi possível constatar que a melhor abordagem para esta
tarefa é a utilização de atributos tanto da estrutura quanto do texto das páginas.
Foi apresentada também uma estratégia nova de construção de conjuntos de
atributos de texto, que leva em consideração os diferentes estilos de escrita das
classes de páginas.
|
||||||||