Título: | VALIDAÇÃO METROLÓGICA DE UM SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS PARA RECONSTRUÇÃO DE TRAÇADOS DE VEÍCULOS TERRESTRES | |||||||
Autor: |
ANA CAROLINA IGLEZIAS LIMA CALDAS |
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Colaborador(es): |
MAURO SPERANZA NETO - Orientador |
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Catalogação: | 08/JUN/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13750&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13750&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13750 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O principal objetivo desse trabalho foi realizar a validação metrológica de
um sistema de aquisição de dados comercializado no mercado para utilização em
pesquisas com veículos terrestres. A partir das informações coletadas (velocidade
de translação, acelerações longitudinal e lateral e as velocidades angulares) foi
realizada uma análise de erros e um estudo de variância que permitiu avaliar o
equipamento em conformidade as normas técnicas aplicáveis. A validação foi
feita a partir da comparação laboratorial dos resultados obtidos com aqueles
indicados por equipamentos calibrados específicos para uso em ensaios
veiculares, e pela aplicação de um procedimento para reconstrução de traçados.
A motivação deste trabalho encontra-se na garantia da confiabilidade do
equipamento comercial para aplicação em diversos problemas de interesse do
Grupo de Sistemas Veiculares e Robóticos nas áreas de modelagem e ensaios
veiculares. Este trabalho se insere no contexto do emprego de novas tecnologias
de controle e monitoração, que estão cada vez mais presentes nos veículos
terrestres a fim de melhorar o conforto e segurança de seus passageiros. A
metodologia empregada foi a de equipar um veículo de passeio com o sistema
MQ200-PRO da MaxQData, realizar a coleta das principais variáveis associadas
a sua dinâmica em diferentes condições de operação, tratar os dados obtidos e
utilizá-los na validação metrológica do equipamento e na reconstrução de
traçados. O trabalho discute também diferenças existentes entre os tratamentos de
dados estacionário e dinâmico. Como conclusão pode-se sinalizar a necessidade
do estabelecimento de normas específicas para orientar o emprego deste tipo de
equipamento e definir critérios, além daqueles de natureza estática ou
estacionária.
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