Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: PANORAMA DA INTERAÇÃO ESTRUTURA-SOLO-ESTRUTURA SEGUNDO O SASSI 2000 E SUA PROJEÇÃO NO ACS SASSI 2.2
Autor: PAOLA REGINA DALCANAL
Colaborador(es): JOAO LUIS PASCAL ROEHL - Orientador
ANDREIA ABREU DINIZ DE ALMEIDA - Coorientador
Catalogação: 14/MAI/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13476&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13476&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13476
Resumo:
Estudam-se problemas considerando interação estrutura-solo-estrutura ambientados nos programas SASSI 2000 e ACS SASSI. Inicialmente, interpreta-se o procedimento SASSI de solução do campo-livre em termos da aplicação direta de recursos de propagação de ondas de corpo elásticas. A seguir, no SASSI, variam-se parâmetros relevantes como: relações entre as freqüências fundamentais do terreno e da estrutura, e entre as freqüências fundamentais e massas das estruturas vizinhas, distância relativa eixo a eixo e enterramento relativo entre as estruturas.As conclusões são visualizadas através de funções de transferência em aceleração, fornecidas pelo próprio SASSI, bem como por uma abordagem alternativa: a capacitância viscoelástica dos sistemas, sugerida como um parâmetro sintético interessante para avaliação da influência da presença de outros sistemas na resposta do sistema principal, utilizada ao longo de toda a faixa de freqüência de interesse, e por pequenas faixas de 5 em 5 Hz.Trata-se de uma rápida e primeira verificação da necessidade de realizar uma análise considerando duas estruturas. Faz-se também uma avaliação da variação espacial do movimento do terreno implementada no ACS SASSI, versão 2.2. Verifica-se a influência dessa consideração na solução do campo-livre, quando utilizados os diferentes modelos de coerência disponíveis no programa. Submete-se uma série de orientações e sugestões aos usuários desse conjunto de programas.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF