Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DESENVOLVIMENTO DE PERMEÂMETRO DE VAZÃO CONSTANTE DE CAMPO
Autor: KATHIA CECILIA LOPEZ SUPO
Colaborador(es): JOSE TAVARES ARARUNA JUNIOR - Orientador
Catalogação: 12/MAI/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13449&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13449&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13449
Resumo:
presente dissertação descreve o desenvolvimento de um equipamento destinado a determinar a condutividade hidráulica de meios porosos saturados in situ. O permeâmetro consiste em uma sonda que emprega o método da vazão constante. Após sua inserção pelo modo de cravação. Uma bomba de seringa instalada na superfície do terreno é utilizada para aplicar uma vazão constante enquanto que a carga hidráulica induzida no meio é medida através de um transdutor de pressão piezoresistivo instalado no corpo da sonda. O equipamento permite o escoamento das linhas de drenagem e de medição de carga hidráulica a partir da superfície possibilitando a saturação do meio poroso após a cravação da sonda bem como minimiza as incertezas associadas à medição de pressão. Esta última é alcançada através de um transdutor diferencial de pressão com uma faixa de trabalho de 10kPa que possibilita medições de poropressões bem próximas a zona de injeção. Esta característica permite a realização de ensaios num tempo curto e minimiza o problema de compatibilidade de fluidos decorrente do processo de injeção.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF