Título: | A HIPÓTESE DA NEUTRALIDADE TEÓRICA E OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO | |||||||
Autor: |
LUCIANA DO AMARAL TEIXEIRA |
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Colaborador(es): |
VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTAL - Orientador |
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Catalogação: | 05/MAI/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13424&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13424&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13424 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta dissertação é de cunho qualitativo e apresenta o resultado de um estudo
de caso no qual três objetos de aprendizagem (OsA) para o ensino de língua
inglesa foram avaliados com relação à sua possível neutralidade teórica. Os
objetos foram coletados a partir da página virtual da Coordenação de Tecnologia
Educacional, via site da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, e
foram produzidos por professores da rede estadual de ensino que participaram da
formação intitulada Mídias na Educação. O conceito de OA aqui adotado é o que
os caracteriza como qualquer recurso educacional digital passível de reutilização
que apresente quatro características básicas: granularidade, reusabilidade,
interoperabilidade e recuperabilidade (Wiley, 2000). Como embasamento teórico
para a discussão da neutralidade teórica dos objetos apresentamos as principais
teorias de aprendizagem de segunda língua (SLLT Second Language Learning
Theories) discutidas por Lightbown & Spada (1993), Ellis (1997), Brown (2000) e
Mitchell & Myles (2004). Avaliamos a possibilidade de reutilização dos objetos
em diferentes contextos com vistas à adequação da(s) SLLT(s) que motivam as
atividades por eles propostas e verificamos que, embora diversos autores se
dediquem à discussão da hipótese da neutralidade teórica dos OsA, a mesma não
são se comprovou no conjunto de objetos aqui apresentados.
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