Título: | MULTIMODALIDADE, SÓCIO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A SALA DE AULA: UMA ASSOCIAÇÃO POSSÍVEL? | |||||||
Autor: |
ERICA JULIANA SANTOS ROCHA |
|||||||
Colaborador(es): |
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 04/MAI/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13422&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13422&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13422 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O objetivo principal deste trabalho de pesquisa é entender o uso de textos
visuais na sala de aula e seu impacto na aprendizagem. A pesquisa enfoca o uso
de textos visuais para facilitar a aplicação de uma perspectiva pedagógica que
objetive a sócio-construção do conhecimento, o sócio-interacionismo, seguindo a
concepção de Bakhtin (2000), Freire (1979), Mercer (1994) e Vygotsky (1994).
Com essa base teórica, a pesquisa aplica a gramática do desenho visual (Kress e
van Leeuwen, 1996) em um ambiente de sala de aula, ao examinar as
interpretações feitas pelos próprios aprendizes em relação às imagens utilizadas
pela professora, para que se observa de que forma as observações dos aprendizes
evocam as categorias na gramática do desenho visual e, portanto, trazer luz sobre
o conhecimento desses aprendizes de como ler imagens. Discute-se as
implicações de uma abordagem pedagógica que objetiva construir o letramento
visual no ambiente de ensino da língua inglesa.
|
||||||||