Título: | DISTRIBUIÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS: MODELO DE ROTEIRIZAÇÃO MULTIOBJETIVO | |||||||
Autor: |
LICIANE CARNEIRO MAGALHAES |
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Colaborador(es): |
JOSE EUGENIO LEAL - Orientador |
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Catalogação: | 17/ABR/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13396&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13396&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13396 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O transporte de materiais perigosos tem recebido atenção considerável nos
últimos anos, despertando assim o interesse de pesquisadores em se aprofundar e
desenvolver modelos matemáticos de roteirização que minimizem o risco
associado a esta operação. O presente trabalho baseia-se em estudos focados em
encontrar rotas que minimizam a distância total, a probabilidade de acidentes, a
população potencialmente exposta, as conseqüências associadas aos acidentes ou
uma combinação desses fatores. No entanto, ainda que uma rota possa ter uma
probabilidade muito baixa de acidente, ou estar associada a uma baixa
conseqüência esperada (custo), pode não ser correto escolher essa rota se a
conseqüência potencial ao ocorrer um acidente seja alta. Percebe-se então, que os
diferentes interesses ligados à otimização do transporte de Materiais Perigosos
(MP) podem ser conflitantes entre si, obtendo assim um problema com múltiplos
objetivos, no qual nem sempre é possível identificar a melhor solução, ou seja,
uma alternativa que se desempenha melhor que outras, em todos os critérios.
Nesse contexto, o estudo que segue apresenta um modelo multiobjetivo para a
roteirização de MP, além de uma metodologia específica de resolução que permita
determinar rotas que minimizam o risco de acidentes com baixas probabilidades
de ocorrência, mas com altas conseqüências, que podem dar lugar a altos custos,
tanto ao meio ambiente como à população exposta. Ao final do trabalho são feitas
indicações de questões e extensões para futuras pesquisas.
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