Título: | A NOÇÃO DE TRAUMA EM PSICANÁLISE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ANA BEATRIZ FAVERO |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
ANA MARIA DE TOLEDO PIZA RUDGE - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 14/ABR/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13362&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13362&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13362 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Este estudo analisa as contribuições de Sigmund Freud, Sándor Ferenczi
e Jacques Lacan sobre o trauma em psicanálise, destacando as principais
características de cada abordagem teórica. A concepção de trauma sofre
mudanças nas diversas fases da construção teórica freudiana e suas diferentes
acepções são discutidas desde a neurotica até a última teoria de angústia
(Freud, 1926 [1925]), como também em Moisés e o monoteísmo (Freud, 1939
[1934-1938]). Em Ferenczi, há dois enfoques: no primeiro, os traumas são
estruturantes, necessários, inevitáveis ou filogenéticos; no segundo, as situações
traumáticas colocam em risco o projeto identificatório do sujeito. Nesta última
acepção, o trauma depende de uma falha na relação entre o sujeito e o outro.
Valorizando a alteridade na constituição do trauma, Ferenczi se mantém fiel ao
que sua clínica lhe revelava: o trauma é fundamentalmente o resultado de uma
ação de um outro sobre aquele que é traumatizado. Já em Lacan o trauma é
entendido como a entrada do sujeito no mundo simbólico; ele não é um acidente
na vida do falante, mas constitutivo da subjetividade. Assim, neste trabalho, é
examinado a partir da relação que Lacan estabelece entre as noções de trauma
e significante, bem como pela idéia de trauma como encontro com o Real.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|