Título: | UM MODELO PRÓ-ATIVO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS | |||||||
Autor: |
VALERIA CAMPOS GOMES DE SOUZA MICCUCI |
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Colaborador(es): |
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO - Orientador |
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Catalogação: | 31/MAR/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13213&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13213&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13213 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Uma nova cadeia de suprimentos vem sendo observada nos
últimos
anos: focada, enxuta, flexível, participativa, contudo
frágil, vulnerável.
Interrupções já têm sido sentidas pelas empresas, e a
sensação de
insegurança tem se propagado, com questionamentos a cerca da
vulnerabilidade das cadeias. Tornar as empresas resilientes
aos fatores
aleatórios é o que tem sido buscado nos estudos e pesquisas
no mundo,
principalmente pelo fato de que se tornar uma empresa
resiliente é
possuir uma fonte de vantagens competitivas em relação às
demais.
Aliando-se às pesquisas mais recentes na área de
gerenciamento da
cadeia de suprimentos, esta tese vem propor um modelo pró-
ativo de
monitoramento de riscos nos processos essenciais da cadeia
de
suprimentos, adaptando o modelo Reason de acidente
organizacional ao
modelo de integração e gerenciamento de processos de
negócios de uma
cadeia de suprimentos de Lambert e Cooper. Os vetores
orientadores
para a adaptação foram: o tripé estrutural do modelo de
gerenciamento da
cadeia de suprimentos proposto por Lambert e Cooper; e o
modelo de
segurança de aviação da Marinha do Brasil.
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