Título: | A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
TATIANA MESSER RYBALOWSKI |
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Colaborador(es): |
CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES - Orientador |
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Catalogação: | 19/FEV/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13059 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Dentre as diferentes formas que a moda tem para se manifestar, uma das mais
expressivas é a indústria de vestuário. A despeito de sua essência mutável que
busca constantemente a novidade, o produto de moda não tem conseguido ser
diferente a ponto de revelar sua identidade através de seus atributos físicos. A
partir da percepção de certa homogeneização do produto de moda, este trabalho
busca trazer subsídios ao desenvolvimento de produtos diferenciados de moda
através da criação de atributos físicos que reforcem a identidade do produto.
Dentre vários recursos que podem ser utilizados, podem-se destacar os processos
que inserem o artesanal na confecção industrial, resultando em peças únicas e
construindo um contraponto ao excesso de industrialização, impessoalidade e
repetição de modelos produzidos em escala unicamente industrial. Como uma
ferramenta estratégica para a manutenção da competitividade através da
diferenciação, a Gestão de Design utiliza as competências, conhecimentos e
experiências da empresa a fim de possibilitar a contínua reinvenção de produtos e
processos que coloquem a empresa numa posição de destaque no mercado.
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