Título: | O HUMOR CONVERSACIONAL NA FALA-EM-INTERAÇÃO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA | |||||||
Autor: |
KARIN RANGEL TERRA |
|||||||
Colaborador(es): |
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 12/JAN/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12941&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12941&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12941 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O presente trabalho busca investigar o papel do humor
conversacional nas interações em uma sala de aula de língua
inglesa, na qual a pesquisadora exerceu o papel de
professora. A orientação da pesquisa é qualitativa e
interpretativa, com o suporte teórico da Sociolingüística
Interacional, da Análise da Conversa e de Teorias sobre o
Humor, buscando analisar dados compostos por gravações de
aulas em fitas de áudio e notas de campo. Foi realizada uma
análise sociointeracional do discurso, baseada na noção de
enquadres de brincadeira conversacional, visando perceber
como estes são estabelecidos e finalizados, de
que forma eles influenciam na socioconstrução de
conhecimento e nas relações estabelecidas entre os
participantes do contexto pesquisado. Os enquadres de
brincadeira conversacional podem ser iniciados e
finalizados tanto pela professora quanto pelos alunos,
demonstrando a influência do estilo flexível da
professora na utilização do humor em sala de aula. Os
resultados apontam que o humor conversacional exerce papel
fundamental para o envolvimento e a diminuição da
assimetria entre os participantes, podendo atuar auxiliando
na construção de conhecimento na língua alvo. A principal
contribuição do trabalho é um maior entendimento do papel
do humor nas interações em sala de aula, trazendo uma maior
compreensão das interações no contexto educacional.
|
||||||||