Título: | REPRESANDO E DISTRIBUINDO DISTINÇÃO: A BARRAGEM DO ENSINO SUPERIOR | |||||||
Autor: |
HUSTANA MARIA VARGAS |
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Colaborador(es): |
ZAIA BRANDAO - Orientador |
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Catalogação: | 02/DEZ/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12564&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12564&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12564 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho examina a expansão recente do ensino superior
no Brasil
com foco num eventual processo de democratização, vale
dizer: onde se possa
perceber um recrutamento de alunos mais independente de sua
origem social e
com qualidade acadêmica. Problematiza especialmente o
caráter desigual da
sociedade brasileira, traduzida neste caso por uma forte
correlação entre a carreira
escolhida pelos estudantes e sua origem social, no quadro
de uma quase
impermeável hierarquia de carreiras e de prestígio das
instituições. O estudo é
realizado através dos Microdados do Exame Nacional de
Cursos (Provão) para os
anos de 2000, 2001, 2002 e 2003, sobre seis cursos
superiores no Estado do Rio
de Janeiro: Biologia, Direito, Letras, Engenharia,
Matemática e Medicina.
Identifica o perfil socioeconômico dos alunos destes cursos
e averigua os
resultados obtidos no Exame Nacional de Cursos, verificando
se houve inclusão
de novos perfis e o desempenho acadêmico dos mesmos no
período. Analisa os
resultados de forma geral e segundo a categoria
administrativa, a organização
acadêmica e a localização dos cursos. Estabelece também, a
partir desta análise,
um diálogo com pesquisas empíricas realizadas sobre a
temática. Finalmente,
propõe uma hipótese de construção de um indicador de
democratização do ensino
superior com vistas a contribuir para o balizamento da
política educacional na
continuidade da expansão que, segundo os achados, deve ser
acompanhada de
perto para que não se esgote no aumento do contingente de
estudantes no ensino
superior, frustrando a meta democrática.
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