Título: | RUMO À MANIPULAÇÃO DIRETA ESPACIAL DE OBJETOS VIRTUAIS 3D USANDO RASTREAMENTO BASEADO EM VISÃO E NO RECONHECIMENTO DE GESTOS DE MÃOS SEM MARCADORES | |||||||
Autor: |
SINISA KOLARIC |
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Colaborador(es): |
MARCELO GATTASS - Orientador ALBERTO BARBOSA RAPOSO - Coorientador |
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Catalogação: | 03/NOV/2008 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12443&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12443&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12443 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A necessidade de executar manipulações espaciais (como
seleção, deslocamento, rotação, e escalamento) de objetos
virtuais 3D é comum a muitos tipos de aplicações do
software, inclusive aplicações de computer-aided design
(CAD), computer-aided modeling (CAM) e aplicações de
visualização científica e de engenharia. Neste trabalho é
apresentado um protótipo de aplicação para manipulação de
objetos virtuais 3D utilizando movimentos livres de mãos e
sem o uso de marcadores, podendo-se fazer gestos com uma ou
duas mãos. O usuário move as mãos no volume de trabalho
situado imediatamente acima da mesa, e o sistema integra
ambas as mãos (seus centróides) no ambiente virtual que
corresponde a este volume de trabalho. As mãos são
detectadas e seus gestos reconhecidos usando o método
de detecção de Viola-Jones. Tal reconhecimento de gestos é
assim usado para ligar e desligar modalidades da
manipulação. O rastreamento 3D de até duas mãos é então
obtido por uma combinação de rastreamento 2D chamado flocks-
of-KLT-features e reconstrução 3D baseada em triangulação
estéreo.
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