Título: | MODELAGEM DE EVAPORADORES TIPO PLACAS PARA SISTEMAS CONDICIONADORES DE AR AUTOMOTIVOS | |||||||
Autor: |
PAUL ORTEGA SOTOMAYOR |
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Colaborador(es): |
JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE - Orientador FRANK CHAVIANO PRUZAESKY - Coorientador SAMUEL F. YANNA MOTTA - Coorientador |
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Catalogação: | 30/OUT/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12431&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12431&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12431 | |||||||
Resumo: | ||||||||
É desenvolvido um modelo de simulação de evaporadores
automotivos tipo placa (Brazed Laminated Plate), para o
resfriamento de ar úmido. O modelo estudado adota o método
de análise local, onde o trocador de calor é dividido em
um número de elementos de troca de calor, para os quais as
equações de troca de calor e de conservação de energia são
aplicadas. Para efeito da determinação do coeficiente local
de troca de calor e do fator de atrito, o modelo considera
duas regiões na troca de calor. Pelo lado do refrigerante
foi considerada uma região bifásica (líquido - vapor) e
outra, de superaquecimento (vapor). No lado do ar
têm-se duas condições: com a superfície do evaporador seca
ou molhada. Para cada zona foram levados em conta
diferentes mecanismos de transferência de calor. Também foi
estudada a queda de pressão do lado do refrigerante e do
lado do ar, utilizando, para tal, as respectivas
correlações de queda de pressão. Para a simulação foram
consideradas definidas as condições de entrada dos fluídos
e a geometria do evaporador. Um programa foi desenvolvido
em FORTRAN para calcular os estados termodinâmicos de saída
dos dois fluidos. As propriedades do refrigerante foram
calculadas utilizando o software REFPROP versão 7.0,
desenvolvido no NIST, EUA, o que permitiu a modelagem do
trocador de calor operando com uma vasta gama de
refrigerantes. Novos refrigerantes, H e 1234yf,
ainda não constantes da biblioteca REFPROP v07, foram
também testados. Os resultados da simulação foram
comparados com dados experimentais disponíveis.
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