Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: AS NOVAS COMUNIDADES CATÓLICAS: RUMO A UMA CIDADANIA RENOVADA?
Autor: SANDRO DOS SANTOS GOMES
Colaborador(es): ANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVA - Orientador
Catalogação: 29/OUT/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12427&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12427&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12427
Resumo:
As Novas Comunidades católicas - as comunidades de vida e aliança - são um fenômeno novo no universo católico. Nascidas da Renovação Carismática Católica, as Novas Comunidades são a institucionalização do pentecostalismo católico. A Igreja Católica no Brasil nos últimos 50 anos se destacou por uma crescente participação na sociedade civil e na esfera pública em defesa da cidadania. A presente pesquisa procura responder a seguinte questão: estariam as Novas Comunidades movendo-se em direção da sociedade civil e da esfera pública política, desenvolvendo o que se poderia chamar de uma cidadania renovada? Tomando as Novas Comunidades existentes na região metropolitana do Rio de Janeiro como campo de pesquisa, a resposta foi negativa. A espiritualidade carismática, uma via mística de salvação, e o ideal de fraternidade vivido em comunidade que caracterizam as Novas Comunidades, são obstáculos para uma participação no espaço plural da sociedade civil e da esfera pública política, porque enfatizam uma ruptura radical com o mundo - a sociedade - procurando criar um espaço privado próprio - a Comunidade - para viver a fraternidade e os dons do Espírito Santo.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF