Título: | ESCOLA, CONHECIMENTOS E CULTURAS: PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA TEÓRICO-METODOLÓGICA DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR | |||||||
Autor: |
ADELIA MARIA NEHME SIMAO E KOFF |
|||||||
Colaborador(es): |
VERA MARIA FERRAO CANDAU - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 20/OUT/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12370&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12370&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12370 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Trata-se de um estudo de caso, de inspiração etnográfica,
cujas observações participantes, entrevistas individuais e
coletivas, bem como as análises documentais foram
realizadas no período de 2005/2006, abrangendo espaços,
tempos e sujeitos da quinta série do Ensino Fundamental de
uma escola privada, situada na Zona Sul do Rio de Janeiro e
reconhecida pela comunidade de educadores por sua
excelência. Trata-se, portanto de uma pesquisa de natureza
qualitativa que se insere no conjunto de estudos sobre a
instituição escolar, de um modo geral e que, mais
especificamente, se dedica ao tema da organização do
currículo e do conhecimento escolar. Nesse sentido, busca
conhecer e compreender o que estava acontecendo no interior
de uma experiência pedagógica de caráter inovador que
estava sendo desenvolvida desde 2003, quando a escola
faz a opção de trabalhar mediante projetos de investigação.
Privilegiando como focos de discussão aspectos que se
relacionam à tensão currículo integrado e
currículo por disciplina, à constituição e/ou organização
do conhecimento escolar, aos limites e possibilidades da
escola como espaço de circulação e/ou cruzamento
de conhecimentos e culturas e, ainda, às próprias
características da configuração de uma prática didática
centrada em projetos, o estudo em pauta encontra em
autores tais como Fernando Hernandez, Pérez Gómez, Basil
Bernstein, Jurjo Torres Santomé, Alice Casimiro Lopes,
entre outros, elementos para fundamentar suas análises e
interpretações. Questões como: a apropriação de diferentes
espaços como lugares de aprendizagem, a construção da
autonomia dos/as alunos/as e o seu papel de protagonistas,
o impacto do trabalho coletivo dos/as professores/as, a
manutenção das disciplinas como tecnologia da organização
curricular, bem como a possibilidade ressignificar o lugar
que ocupam no trabalho por e com projetos, o
diálogo entre diferentes conhecimentos e a construção do
conhecimento escolar, o uso de múltiplas linguagens e os
projetos de investigação emergem e são objetos
de reflexão. A intenção é oferecer subsídios para o
aprofundamento da reflexão e da produção do conhecimento
sobre a escola percebida como uma instituição que,
além de estar atenta às necessidades que marcam a
complexidade do século XXI, seja comprometida com a
formação de cidadãos e cidadãs mais críticos/as,
criativos/as, autônomos/as e sujeitos da construção de um
mundo menos dogmático e mais solidário.
|
||||||||