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Título: DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR ÀS MEDIAÇÕES DOS SUJEITOS - ADULTOS E CRIANÇAS - NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: TATIANA DE FREITAS ORDONHES DE MELLO
Colaborador(es): SONIA KRAMER - Orientador
Catalogação: 20/OUT/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12368&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12368&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12368
Resumo:
O objetivo desta dissertação é analisar o que significa ou pode significar ser um professor mediador na educação de crianças pequenas. O trabalho é embasado pelo conceito de mediação semiótica de Vigotski, pelo conceito de signo de Bakhtin e pelo referencial da Sociologia da Infância. Além disso, os textos teóricos da década de 90 e 2000, que tratam do tema da mediação do professor são referências para o estudo. Com o foco direcionado para as relações, a pesquisa busca conhecer quais os tipos de mediação realizadas pelos sujeitos adultos e crianças que integram duas turmas de educação infantil em uma escola de ensino fundamental, compreendendo como eles se concebem e concebem suas ações na escola. No contexto do trabalho de campo, as relações entre crianças, adultos e signos mediadores permitiram a percepção de algumas recorrências e, também, algumas diferenças nos tipos de mediações que ocorrem no cotidiano de cada grupo. No caso das mediações dos adultos com as crianças das turmas A (crianças de 4 anos) e B (crianças de 5 anos), são presentes as mediações do tipo organizadoras, as do tipo desafiadoras no que diz respeito à convivência com os colegas, as mediações do tipo informativas e as mediações do tipo instrutivas, ou seja, siga o modelo do professor. No caso das mediações de crianças com crianças e com adultos, foram observadas as que as crianças solicitam a participação direta do adulto para resolver algo que sozinhas não conseguiram, as que se inspiram nas falas ou atitudes do adulto sem a presença direta deste em suas ações e as mediações que vão além do modelo adulto. Nestas relações, signos revelam idéias e concepções importantes para uma discussão sobre as práticas escolares para/ com as crianças pequenas.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF