Título: | INCORPORAIS RPG: DESIGN POÉTICO PARA UM JOGO DE REPRESENTAÇÃO | |||||||
Autor: |
ELIANE BETTOCCHI GODINHO |
|||||||
Colaborador(es): |
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 01/OUT/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12273&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12273&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12273 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Partindo-se de uma definição, baseada na media ecology, de
role-playing game (RPG) como meio de comunicação dotado de
linguagem narrativa, tecnologia impressa e modo de recepção
interativo, propõe-se que é possível pensar este jogo
como hipermídia narrativa em que seus componentes atuem
como links de abertura para outras informações, promovendo
uma refiguração criativa da realidade. Propõe-se um método
de concepção poética e análise crítica para um objeto de
design gráfico, um livro de RPG, em que o conceito de
abertura da obra é fundamentado pelos conceitos de gozo do
texto, deslizamento sígnico de Roland Barthes e semiose
ilimitada de C.S. Peirce, instrumentalizado por meio da
tradução intersemiótica de Julio Plaza, da hermenêutica de
Paul Ricoeur e da Iconologia de Erwin Panofsky. Espera-se
com este método contribuir não apenas com novas
possibilidades de se pensar e produzir um livro, mas também
com a construção e questionamento de uma epistemologia do
Design enquanto área de conhecimento. Tal discussão é
realizada em duas instãncias: uma instãncia formal, onde é
documentada a concepção do suporte impresso do cenário
Brasil Barroco, do RPG experimental Incorporais,
desenvolvido em paralelo com o método; e uma
instância processual, onde o suporte deste RPG será
experimentado por jogadores que participarão da ampliação
do cenário através da produção de material que será
incorporado aos suportes impressos, verificando-se a
capacidade de abertura acima descrita.
|
||||||||