Título: | DA PALMATÓRIA À SEDUÇÃO: IMAGENS DO PROFESSOR NA LITERATURA E NA CULTURA BRASILEIRAS | |||||||
Autor: |
NILZA PEREZ DE REZENDE |
|||||||
Colaborador(es): |
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 04/SET/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12158&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12158&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12158 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta dissertação pretende, através da análise de contos e
romances de autores brasileiros considerados canônicos,
publicados do final do Século XIX ao fim do Século XX,
investigar as representações do professor e da escola na
literatura brasileira, verificando, a partir dos conceitos
de intertextualidade em Bakhtin e de representação em Roger
Chartier, pontos de encontro e desencontro entre a história
da educação e a produção literária. Contrapõe-se a análise a
estudos recentes sobre a representação do trabalho docente
em filmes, revistas e livros infanto-juvenis. Depoimentos de
professores da PUC-Rio completam o trabalho.
|
||||||||