Título: | ESTUDO DE USABILIDADE DE AMBIENTES VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS ATRAVÉS DO SECOND LIFE | |||||||
Autor: |
BRENO GENTIL |
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Colaborador(es): |
ANAMARIA DE MORAES - Orientador |
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Catalogação: | 11/AGO/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12044&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12044&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12044 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O tema desta pesquisa é o estudo de usabilidade da
interação tridimensional através de ambientes virtuais na
internet. Seu objeto é a experiência vivenciada
através do Second Life, um ambiente virtual colaborativo
que permite explorar mundos digitais e interagir com outras
pessoas em tempo real. Consideramos como hipótese que o
Second Life apresenta problemas de usabilidade que
prejudicam a interação e o uso por usuários novatos em
ambientes virtuais tridimensionais. Desta forma, buscamos
identificar tais problemas e formulamos recomendações para
o design de interfaces envolvendo a interação 3D.
Inicialmente construímos um referencial teórico combinando
capítulos de tecnologia tridimensional, percepção visual e
conceitos de usabilidade e interação humano-computador. Em
seguida, aplicamos a técnica de teste de usabilidade
seguida de um questionário pós-teste envolvendo os
conceitos de presença e satisfação subjetiva dos usuários.
Os resultados obtidos confirmaram a hipótese formulada,
permitindo afirmar que a usabilidade do Second Life, apesar
de apresentar alta satisfação subjetiva é prejudicada pela
existência de problemas que impedem uma maior e melhor
utilização por usuários novatos em ambientes virtuais
tridimensionais.
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