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Título: MARCAS QUE MARCAM: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO EMOCIONAL DAS PESSOAS COM AS MARCAS
Autor: JULIA PEIXOTO DE CARVALHO LIMA
Colaborador(es): VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO - Orientador
Catalogação: 26/JUN/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11848&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11848&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11848
Resumo:
Este é um estudo sobre marcas conduzido sob o ponto de vista do Design & Emoção cujo foco recai no contexto de uso e nas razões pelas quais algumas marcas se tornam queridas. O objetivo é investigar de que experiências essas marcas participam, que relações sociais promovem e que sentimentos evocam. Sua condução se deu a partir de um levantamento de depoimentos sobre marcas que marcam que contemplou três etapas: (1) um levantamento em sites e blogs na Internet; (2) conversas presenciais e virtuais com pessoas de diferentes idades e estilos de vida; e (3) uma dinâmica realizada com alunos de design da PUC-Rio. O estudo foi norteado pelo pensamento de autores importantes do campo do Design & Emoção, como o neurocientista António Damásio e o cientista cognitivo Donald Norman. A organização das marcas que marcam foi inspirada na fala dos entrevistados e instruída pelo estudo do psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi e do antropólogo Eugene Rochberg-Halton sobre a relação de afeto das pessoas com seus artefatos domésticos. Algumas dessas categorias foram comentadas à luz do pensamento de autores das Ciências Sociais como Mary Douglas e Claude Lévi-Strauss. Os resultados da investigação confirmam que as marcas participam das ações da vida cotidiana, proporcionam experiências, são elos entre as pessoas e evocam sentimentos de toda ordem. Apontam também que existe uma relação estreita entre essas experiências, os sentimentos evocados e a escolha das marcas que farão parte de nossas vidas. Revelam ainda que, através de algumas marcas, as pessoas constroem suas identidades, regulam suas relações sociais, se diferenciam e se agrupam. O estudo das marcas que marcam pode também contribuir com subsídios para o Design e Emoção, e sua meta não apenas de projetar produtos com foco na promoção de experiências e sentimentos positivos, mas de colaborar para uma sociedade mais responsável e fraterna.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF