Título: | A ARTE DE SER CIDADÃO: EXPERIÊNCIAS DE JOVENS EM PROJETOS SOCIAIS A PARTIR DO TEATRO | |||||||
Autor: |
JESSE GUIMARAES DA SILVA |
|||||||
Colaborador(es): |
SOLANGE JOBIM E SOUZA - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 12/JUN/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11770&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11770&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11770 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este estudo tem por objetivo investigar alguns modos de ser
protagonizados por jovens, a partir da arte teatral, em
projetos sociais, e a sua
repercussão sobre a constituição da noção de cidadania.
Particularmente, o
trabalho se apóia nas análises desenvolvidas a partir de
observações da montagem
da peça Urucubaca, trabalho realizado por jovens
integrantes da Trupe de Teatro
do Grupo Cultural Afro Reggae (GCAR), cujas atividades são
realizadas no
Parque Proletário de Vigário Geral, bairro do Rio de
Janeiro. Baseada nos autores
Michel Certeau e Mikhail Bakhtin, a pesquisa, cuja duração
foi de 7 (sete) meses,
teve como recurso metodológico a utilização de dois
instrumentos: a entrevista e o
diário de campo. A primeira foi realizada com 7 (sete)
integrantes do grupo, sendo
6 (seis) jovens e 1 (um) diretor. Já o diário de campo
contou com as observações e
apontamentos feitos a partir das visitas realizadas aos
ensaios e atividades em
geral, nas quais o grupo da Trupe de Teatro trabalhava em
prol da constituição
daquela peça. A presença e o envolvimento destes jovens
neste projeto em
especial acabava por gerar um espaço em que eles construíam
para si modos
identitários através dos quais eles não apenas firmavam o
seu pertencimento
àquele grupo, como também se projetavam como autores de
suas próprias vidas.
|
||||||||