Título: | O QUE OS JOGOS DE ENTRETENIMENTO TÊM QUE OS JOGOS COM FINS PEDAGÓGICOS NÃO TÊM: PRINCÍPIOS PARA PROJETOS DE JOGOS COM FINS PEDAGÓGICOS | |||||||
Autor: |
LEANDRO DEMENCIANO COSTA |
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Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador CELSO BRAGA WILMER - Coorientador |
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Catalogação: | 04/JUN/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11728&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11728&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11728 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Determinar a diversão e o entretenimento como prioridades
de projeto de
um jogo com finalidade pedagógica parecia um tanto
incoerente. Mas esta decisão
nasceu da percepção de que jogos de entretenimento, que
divertem e entretêm
seus jogadores, funcionam muito bem em ambientes de ensino
e aprendizagem -
isto é notável no RPG e no Xadrez, por exemplo. Deste
desafio, nasceu um jogo
com fim pedagógico - A Dama da Música - que se mostrou mais
efetivo que
muitos jogos projetados com este objetivo. Isto confirmou a
percepção inicial e
reforçou uma hipótese a respeito dela, motivando a pesquisa
desenvolvida na
presente dissertação. Apoiando-se fundamentalmente na ótica
estruturalista da
Gestalt, com Max Wertheimer e Kurt Lewin, e com o respaldo
de Jean Piaget,
iniciou-se uma investigação sobre casos onde a aplicação de
jogos de
entretenimento para fins pedagógicos produziu resultados
muito acima da média
dos jogos projetados com este objetivo. Guiada pela
pergunta: O que os jogos de
entretenimento têm que os jogos com fins pedagógicos não
têm? a pesquisa
desenvolveu-se por meio do estudo detalhado de jogos
existentes no mercado que
têm fins pedagógicos declarados. Realizou-se, também, uma
análise do projeto A
Dama da Música com a finalidade de compreender o método
projetual realizado.
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