Título: | BEM NA FOTO: A INVENÇÃO DO BRASIL NA FOTOGRAFIA DE JEAN MANZON | |||||||
Autor: |
ANA CECILIA IMPELLIZIERI DE SOUZA MARTINS |
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Colaborador(es): |
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO - Orientador |
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Catalogação: | 20/MAI/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11673&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11673&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11673 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho, Bem na foto - a invenção do Brasil na
fotografia de Jean Manzon, tem como foco principal a
articulação das imagens produzidas pelo fotógrafo francês
Jean Manzon no Brasil nos anos de 1940 com o contexto
ideológico do período. Para isso, leva-se em conta a
expressiva experiência de Manzon na imprensa européia da
década de 1930, momento em que a fotografia se desvincula
de uma função meramente ilustrativa do mundo
para assumir autonomia como linguagem, tornando-se
construtora da realidade. Nessa trajetória, ganha
relevância o contexto do Estado Novo, em particular a
relação do regime com a imprensa, a partir da atuação do
Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Depois disso,
esta investigação centra-se na contribuição de Jean Manzon
para a revista ilustrada O Cruzeiro, entre 1943 e 1951. A
partir de uma série de imagens, Manzon se apresenta como
agente da consolidação de uma identidade nacional, operando
uma síntese do Brasil, como tradução da convergência das
diferentes idéias de Brasil existentes na época.
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