Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O TRABALHO INFANTIL E O PETI NA ÁREA URBANA DO RIO DE JANEIRO
Autor: LUCYANA VERGARA FERREIRA PORTUGAL
Colaborador(es): MYRTES DE AGUIAR MACEDO - Orientador
Catalogação: 08/ABR/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11515&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11515&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11515
Resumo:
Essa dissertação é resultado de um estudo sobre o trabalho infantil da zona sul do município do Rio de Janeiro, realizado junto a um grupo de crianças e adolescentes participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do CEMASI Maria Lina de Castro Lima. O estudo teve como objetivo identificar as especificidades deste tipo de trabalho infantil, tendo como base indicadores sócio-econômico e cultural das famílias atendidas pelo Programa. Desta forma, utilizou-se como técnica, a pesquisa documental, a observação e as entrevistas com as crianças, os adolescentes e seus responsáveis. Como ponto de partida, procedeu-se um resgate da trajetória do trabalho infantil no Brasil e no Rio de Janeiro, bem como da atuação do governo brasileiro no enfrentamento desta problemática, identificando seus marcos legais e as estratégias governamentais utilizadas, com destaque para a implementação do PETI e suas reformulações atuais. Quanto aos resultados da pesquisa que subsidiaram esta dissertação, estes reforçam os estudos sobre trabalho infantil no Brasil, os quais, além da questão da pobreza, apresentam outros determinantes para explicar a incidência do trabalho precoce de crianças e adolescentes.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF