Título: | COMO E PORQUE SOU MODERNO: O LUGAR DO PASSADO NO PENSAMENTO CRÍTICO DE JOSÉ DE ALENCAR | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
DANIEL PINHA SILVA |
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Colaborador(es): |
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - Orientador |
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Catalogação: | 22/FEV/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11351&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11351&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11351 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A proposta central da dissertação é discutir acerca do
lugar ocupado pelo
passado nas formulações críticas do escritor José de
Alencar (1829-1877). A
hipótese principal é a de que a necessidade de afirmação
de uma autoconsciência
moderna é um ponto que percorre o pensamento crítico de
Alencar tanto no
momento em que ele pensa sobre si próprio e seu papel no
mundo quanto na
ocasião em que tece formulações sobre a formação da
literatura brasileira. O fio
condutor da análise é balizado pelas duas principais
polêmicas literárias em que o
escritor se envolveu no século XIX, a primeira na década
de cinqüenta com o
consagrado Gonçalves de Magalhães e a segunda na década
de
setenta com o
jovem Joaquim Nabuco. Sugiro que, em ambas, Alencar
busca
em um vínculo
com o passado um ponto de partida necessário para a
afirmação de uma
consciência moderna no presente, considerando o próprio
tempo como
entrecruzamento contínuo entre passado, presente e
futuro.
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