Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: REORGANIZAÇÃO E COMPRESSÃO DE DADOS SÍSMICOS
Autor: FLAVIA MEDEIROS DOS ANJOS
Colaborador(es): EDUARDO SANY LABER - Orientador
PEDRO MARIO CRUZ E SILVA - Coorientador
Catalogação: 19/FEV/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11337&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11337&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11337
Resumo:
Dados sísmicos, utilizados principalmente na indústria de petróleo, costumam apresentar dimensões de dezenas de gigabytes e em alguns casos, centenas. Este trabalho apresenta propostas de manipulação destes dados que ajudem a contornar problemas enfrentados por aplicativos de processamento e interpretação sísmica ao trabalhar com arquivos deste porte. As propostas se baseiam em reorganização e compressão. O conhecimento do formato de utilização dos dados permite reestruturar seu armazenamento diminuindo o tempo gasto com a transferência entre o disco e a memória em até 90%. A compressão é utilizada para diminuir o espaço necessário para armazenamento. Para dados desta natureza os melhores resultados, em taxa de redução, são das técnicas de compressão com perda, entre elas as compressões por agrupamento. Neste trabalho apresentamos um algoritmo que minimiza o erro médio do agrupamento uma vez que o número de grupos tenha sido determinado. Em qualquer método desta categoria o grau de erro e a taxa de compressão obtidos dependem do número de grupos. Os dados sísmicos possuem uma coerência espacial que pode ser aproveitada para melhorar a compressão dos mesmos. Combinando-se agrupamento e o aproveitamento da coerência espacial conseguimos comprimir os dados com taxas variando de 7% a 25% dependendo do erro associado. Um novo formato é proposto utilizando a reorganização e a compressão em conjunto.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF