Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DA ESCALA DE SENSIBILIDADE À ANSIEDADE REVISADA
Autor: MARIA RACHEL PESSANHA GIMENES ESCOCARD
Colaborador(es): JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - Orientador
Catalogação: 26/DEZ/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11082&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11082&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11082
Resumo:
Sensibilidade à Ansiedade (ex: medo dos sintomas relacionados à ansiedade assim como a crença de que esses sintomas possam ter conseqüências desastrosas) é um importante constructo psicológico envolvido na etiologia de diferentes Transtornos de Ansiedade. O presente estudo avaliou as propriedades psicométricas e a estrutura fatorial da Escala de Sensibilidade à Ansiedade Revisada (ESA-R) em 585 pacientes brasileiros com diagnóstico primário de Transtorno de Ansiedade. Os resultados indicaram que a presente versão da ESAR possui boa consistência interna e boa correlação de coeficiente item-total. A análise fatorial exploratória sugeriu uma estrutura hierárquica composta por um fator único de primeira ordem e quatro fatores de segunda ordem relacionados a: 1) medo dos sintomas respiratórios e cardiovasculares, 2) medo de descontrole cognitivo, 3) medo que as reações de ansiedade sejam observadas publicamente, e 4) medo dos sintomas gastrintestinais. Os fatores de primeira e segunda ordem da ESA-R comparados com os diferentes grupos de Transtorno de Ansiedade indicaram que pacientes com Transtorno do Pânico apresentaram um escore significativamente mais elevados nas dimensões da ESA - R, com exceção para o fator de segunda ordem medo do descontrole cognitivo.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
CAPÍTULO 8 PDF    
CAPÍTUTO 9 PDF    
CAPÍTULO 10 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF