Título: | A GUERRA DESESPERADA: NIETZSCHE E A GRANDE POLÍTICA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
BERNARDO CARVALHO OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
KATIA RODRIGUES MURICY - Orientador |
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Catalogação: | 11/DEZ/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11014&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11014&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11014 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Utilizada por Nietzsche em momentos diversos de sua obra, a
expressão grande política revela uma perspectiva
diferenciada sobre os
problemas de natureza política, radicalmente divergente do
aporte crítico da
modernidade política. O objetivo desta dissertação é
analisar a grande
política, a partir de quatro hipóteses complementares. Em
primeiro lugar,
supomos que a grande política deva ser analisada
estritamente no campo
de problemas do pensamento nietzscheano, e não à contra-
luz do aporte da
modernidade política e filosófica. Em segundo lugar, sendo
a grande
política um produto da crítica dos valores morais, sua
análise exige,
preliminarmente, uma discussão acerca dos temas e
peculiaridades
concernentes a esta crítica. Em terceiro lugar, definida
como um
conhecimento das condições e circunstâncias nas quais [os
valores]
nasceram, sob as quais se desenvolveram e se modificaram,
a crítica dos
valores morais, entretanto, está fincada sobre uma
concepção muito
específica do ser e da existência, a ontologia de
Nietzsche. A análise desta
ontologia é, portanto, indispensável para acessar a
crítica e,
consequentemente, a grande política. Em qua rto e último
lugar, a grande
política representa o corolário das pesquisas que
Nietzsche desenvolve a
partir de Verdade e mentira no sentido extra-moral (1873),
acerca da gênese
e desenvolvimento dos valores morais, figurando portanto
como expressão
fundamental de seu pensamento.
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