Título: | A TRADIÇÃO DO MODERNO: UMA REAPROXIMAÇÃO COM VALORES FUNDAMENTAIS DO DESIGN GRÁFICO A PARTIR DE JAN TSCHICHOLD E EMIL RUDER | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
SUZANA VALLADARES FONSECA |
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Colaborador(es): |
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador WASHINGTON DIAS LESSA - Coorientador |
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Catalogação: | 07/DEZ/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10996&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10996&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10996 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O debate em torno de valores da modernidade e da pós-
modernidade tem
demonstrado ser um tema de interesse ainda inesgotado.
Especificamente no
campo do Design Gráfico, este debate tem levado a uma
reavaliação crítica daqueles
fundamentos denominados de modo genérico como o paradigma
moderno,
resultando numa espécie de desqualificação em bloco dos
parâmetros ali assumidos.
Tomando a tipografia como eixo de observação, este
trabalho propõe uma
reaproximação com o Design Gráfico moderno focalizando o
discurso de duas
personalidades representativas de movimentos cuja
importância foi significativa para
sua fase de consolidação: Jan Tschichold (e a Nova
Tipografia) e Emil Ruder (e a
Tipografia Suíça). Questões tematizadas pelas formulações
teóricas e práticas destes
autores e o embate de idéias em torno destes movimentos
representam um
referencial ainda hoje valioso, que permite resgatar -
pelo menos em parte - a
complexidade e a riqueza que caracterizaram o pensamento
do Design naquele
período.
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