Título: | CRIANÇAS E TELEVISÃO: UM ESTUDO DE AUDIÊNCIA INFANTIL E DE FATORES INTERVENIENTES | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
RITA REZENDE VIEIRA P MIGLIORA |
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Colaborador(es): |
ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador |
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Catalogação: | 11/OUT/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10711&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10711&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10711 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta dissertação traça o perfil sócio-econômico das
crianças que participaram da pesquisa O que penso da tevê?
realizada pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia, e
analisa, descritivamente, o consumo cultural dessas
crianças, o tempo dedicado por elas à tevê, modos de
interação com o veículo e níveis e formas de atuação da
escola e da família como fatores intervenientes dessa
relação. Os dados que sustentam o estudo foram construídos
a partir de um questionário auto-administrável, respondido
por 718 crianças, com idades entre 8 e 12 anos, estudantes
de oito escolas públicas e três particulares dos estados
do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e foram feitas
análises de fatores e análises bivariadas. As variáveis
que foram objeto destas análises são: impacto da televisão
na vida das crianças - correlacionada ao tempo dedicado à
prática de ver tevê e às atividades que as crianças deixam
de fazer em função disso; padrão de consumo cultural das
crianças; diálogo familiar; expertise ou telefilia,
relacionada ao conhecimento que as crianças têm sobre a
televisão; relação escola/televisão e família/televisão;
nível econômico delas. Como referências teórico-
metodológicas foram utilizadas pesquisas de audiência
infantil realizadas na Inglaterra por Livingstone; na
Espanha, por Bailén e Aguaded; em Portugal, por Matos; os
estudos de Ortigão e Aguiar sobre os conceitos de Coleman
de capital econômico e social orientaram a análise e a
descrição do perfil econômico das crianças, de seu consumo
cultural e de seu diálogo familiar; a Teoria das
Multimediações, desenvolvida por Guillermo Orozco-Gomez,
orientou a análise dos dados relativos à atuação da
família e da escola na relação das crianças com a tevê. Os
resultados indicam que: 1) essas crianças têm um consumo
de televisão muito intenso no que diz respeito ao tempo -
mais de três horas diárias, todos os dias da semana - e ao
conhecimento adquirido acerca do veículo e de sua
linguagem - são experts no assunto; 2) têm clara
preferência por narrativas de ficção (telenovelas, filmes
e seriados) e sentem imenso prazer em se relacionar com
elas; 3) vêem seus programas prediletos quase sempre
acompanhadas por adultos, o que sugere presença da família
como importante fonte de mediação; 4) a escola tem
participação significativa na relação das crianças com o
conteúdo televisivo.
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