Título: | CONTRIBUIÇÃO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA SOJA EM GRÃOS: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE EQUILÍBRIO ESPACIAL AO ESTADO DE TOCANTINS | |||||||
Autor: |
BETTY CLARA BARRAZA DE LA CRUZ |
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Colaborador(es): |
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO - Orientador |
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Catalogação: | 06/SET/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10514&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10514&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10514 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O sistema logístico da soja brasileira em grãos é um
elemento importante
na cadeia produtiva, pois a maior parte dos custos desta
oleaginosa é dada pelos
custos de transportes e os custos de armazenagem. Nesse
sentido, a otimização
desse segmento é essencial para aumentar a competitividade
da soja brasileira no
mercado internacional. Nesta tese, propõe-se desenvolver
um modelo de
equilíbrio espacial multimodal e intertemporal de
programação não linear para a
análise da competitividade da soja em grãos ao Estado de
Tocantins. A
aplicabilidade do modelo é avaliada num estudo de caso
sobre a exportação da
soja do Estado de Tocantins, situado na região norte do
cerrado brasileiro cuja
competitividade será considerada em relação aos Estados do
Maranhão e Piauí, os
quais têm os mesmos corredores de transporte. Finalmente,
são propostos cenários
alternativos para uma melhor análise da competitividade do
Estado tocantinense.
Os dados são tratados com o uso do programa GAMS/MINOS,
desenvolvido para
problemas não lineares. Os resultados mostram, nos quatro
cenários analisados,
que os custos logísticos são reduzidos quando a
multimodalidade acontece num
ambiente intertemporal. Eles também mostram que a inclusão
da Hidrovia
Tocantins torna o Estado do Tocantins competitivo. Espera-
se que estes resultados
possam oferecer subsídios, no sentido de possibilitar uma
melhor percepção
quanto aos investimentos em infra-estrutura de transporte
e armazenagem, para o
governo do Tocantins .
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