Título: | VJING: A COMUNICAÇÃO DAS IMAGENS E A INTERAÇÃO HOMEM-IMAGEM | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
FRANCISCO TAUNAY COSTA RIBEIRO |
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Colaborador(es): |
MIGUEL SERPA PEREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 24/AGO/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10407&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10407&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10407 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Este trabalho investiga a ação do Vj, o Vjing e seus
desdobramentos e
relações com a evolução da produção e recepção das imagens
cinéticas. O Vjing,
que ocorre geralmente em festas e eventos de música
eletrônica, se caracteriza
pela manipulação de imagens no ato da apresentação,
acompanhando a música
do Dj, e serve como paradigma para pensar a interação
(influência recíproca) entre
homem e imagem, bem como a relação entre música e imagem.
A imagem
cinética, pensada sob a perspectiva de sua plástica-
rítmica, evanescente, que atua
no eixo espaço-temporal tal qual a música, é
característica do Vjing, com sua
narrativa fragmentária e sua desconstrução e manipulação
do movimento e do
tempo nas imagens projetadas. A partir dessa ação, a forma
de comunicar das
imagens em movimento pode ser investigada, desviando-se
daquela narrativa
dramática encontrada no cinema clássico. O aparecimento de
novas tecnologias
de criação e manipulação de imagens e sons possibilita uma
explosão de
criatividade e da expressão das subjetividades através do
meio audiovisual, com o
surgimento e o resgate de diferentes formas narrativas.
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