Título: | CERTEZA NÃO É VERDADE: ROMANCE POLICIAL E EXPERIÊNCIA URBANA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
RENATA FERNANDES MAGDALENO |
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Colaborador(es): |
RENATO CORDEIRO GOMES - Orientador |
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Catalogação: | 15/AGO/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10343&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10343&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10343 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
No fim da década de 90, o mundo assistiu a um boom do
romance policial.
Na pós-modernidade, com a retomada dos gêneros literários,
as narrativas de
mistério ganham força e atingem o mercado editorial
brasileiro. Mas o policial
chega repaginado para o leitor. Não que os elementos da
trama dedutiva ou do
noir tenham desaparecido nas histórias contemporâneas, mas
o formato conhecido
e aceito pelo público vem sendo usado para aprofundar
questões da sociedade
contemporânea. A presente dissertação procura, portanto,
mostrar como as
narrativas policiais pensam a sociedade, enquanto lêem a
cidade. Para isso, são
privilegiados os livros escritos por Luiz Alfredo Garcia-
Roza, com o delegado
Espinosa como protagonista. Teorias sobre a vida nas
metrópoles e a forma como
o homem reage aos seus efeitos são articuladas na leitura
das representações da
cidade. O estudo começa ligando o nascimento do romance
dedutivo e o
surgimento do noir a grandes transformações que a
sociedade e os centros urbanos
sofriam naqueles momentos. E procura mostrar que a cidade
é mais do que um
simples cenário para as tramas se desenrolarem. Analisa a
retomada do gênero na
pós-modernidade e o desenvolvimento do policial no Brasil.
E investiga, ainda, a
presença do policial na Internet, percorrendo sites
dedicados ao gênero. Tão ligada
à paisagem urbana, as narrativas de mistério tomaram
também o terreno virtual,
aparentemente sem fronteiras.
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