Título: | O PROFESSOR REGENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
SABRINA BARBOSA G DE ALBUQUERQUE |
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Colaborador(es): |
MENGA LUDKE - Orientador |
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Catalogação: | 13/AGO/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10324&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10324&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10324 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Este estudo insere-se no amplo debate a respeito da
formação de
professores. Trata-se de uma investigação que tem como
principais sujeitos os
professores regentes da educação básica que recebem
estagiários em suas salas de
aulas. Neste estudo, buscou-se entender qual o lugar
desses professores na
formação dos estagiários que freqüentam suas aulas, que
importância eles
atribuem a esse trabalho com os estagiários e como se vêem
diante da formação
desses futuros professores. A universidade e a escola como
espaços insubstituíveis
de formação docente e a importância atribuída aos saberes
da experiência, que
dá ao professor experiente da escola uma posição
importante frente à produção de
conhecimentos relativos à docência, foram algumas das
idéias que serviram de
forças motrizes para o desenvolvimento deste trabalho.
Autores como Tardif,
Nóvoa, Lüdke, Perrenoud, Dubar, entre outros, foram
importantes interlocutores.
Para esta pesquisa, foram realizadas entrevistas semi-
estruturadas com onze
professores regentes de três escolas de educação básica da
cidade do Rio de
Janeiro experientes no trabalho com estagiários. Procurou-
se mostrar a questão do
estágio em três situações diferenciadas entrevistando:
professores que trabalham
em uma escola de aplicação de uma universidade pública,
professores que
trabalham em uma escola pública municipal integrante de um
projeto de parceria
para a formação de professores com uma universidade
privada e professores que
trabalham em uma escola comum da rede municipal que também
recebem
estagiários. Essa composição diversificada da amostra
buscava encontrar
diferenças que pudessem ser significativas para a
discussão a respeito dos
estágios. Através da análise dos depoimentos, é possível
dizer que, a maioria dos
entrevistados, independente da escola que trabalha,
percebe-se como uma peça
importante na formação de professores, uma espécie de elo
ou ponte que
colabora na integração entre o que é aprendido na
universidade e o que é vivido na
realidade da docência. Através do contato e convívio com
os estagiários em suas salas de aulas, os professores
regentes mostraram-se capazes de detectar e avaliar
lacunas e problemas na formação dos estagiários, no
entanto, revelam que sua
participação na avaliação dos mesmos, bem como, nas
discussões acerca dos
problemas da formação docente, ainda não encontra um
espaço formalizado na
formação de professores das universidades. Ou seja, ainda
que os debates e
estudos apontem para a importância dos saberes construídos
pelos professores no
exercício da docência e para a necessidade de que o
próprio professor seja o ator
principal nas discussões e decisões a respeito da sua
formação, seu papel na
formação de professores ainda não é reconhecido e o seu
lugar ainda permanece
na informalidade.
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