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Título: DESIGN & EMOÇÃO: SOBRE A RELAÇÃO AFETIVA DAS PESSOAS COM OS OBJETOS USADOS PELA PRIMEIRA VEZ
Autor: CRISTIANE SCHIFELBEIN DE MENEZES
Colaborador(es): VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO - Orientador
Catalogação: 13/AGO/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10319&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10319&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10319
Resumo:
Esta dissertação se insere no campo do Design & Emoção. Seu tema é a relação afetiva que as pessoas estabelecem com os objetos e seu objetivo, estudar as experiências promovidas pelos objetos usados pela primeira vez. O método adotado para o desenvolvimento desta investigação foi o de entrevistas e conversas com pessoas de idades e origens distintas. Este estudo foi norteado pelo pensamento e pelas idéias de importantes autores do campo, como António Damásio e a idéia de que os objetos têm competência emocional e evocam emoção e sentimento; Donald Norman e os três aspectos do design: o design visceral, o design comportamental e o design reflexivo; Peter Stallybrass e sua reflexão sobre a vida social das coisas e sobre os objetos, onde imprimimos as nossas marcas e que carregam a nossa memória; e Patrick Jordan e a idéia de que os produtos podem proporcionar diversos prazeres: o físico, o social, o psicológico e o ideológico. A fim de contextualizar, enriquecer e ilustrar o pensamento destes autores, foram utilizados relatos dos entrevistados sobre suas experiências de uso de algo pela primeira vez. Este estudo foi motivado pela idéia de que o design é um processo intencional, e, assim sendo, é possível projetar objetos capazes de evocar sentimentos. Neste sentido, as conclusões gerais são que os objetos que usamos pela primeira vez inauguram e participam de importantes fases da vida e de rituais de passagem; nos apresentam novos universos; lembram pessoas; intermediam ações sociais; podem nos levar a adotar novos hábitos e condutas; e, ainda, evocam sentimentos como auto-dependência ou independência; estou crescendo ou estou podendo e incapacidade e exclusão.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF